segunda-feira, 15 de junho de 2009

AEB: Relatório de Gestão 2008

.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) disponibilizou em seu web-site o relatório de gestão referente ao ano de 2008 (clique aqui), que está bem mais simples do que de costume. Na parte de satélites, o documento não apresenta grandes novidades se comparado ao relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (leia a postagem "Atividades do INPE em 2008"), mais completo e detalhado.

Em relação ao segmento de lançadores, o relatório tem informações sobre iniciativas quanto à industrialização do VLS-1, o objetivo de realizar o voo de teste tecnológico do VLS-1 em 2010, e atividades relacionadas à construção da nova Torre Móvel de Integração (TMI) do VLS-1 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), entre outras. Reproduzimos abaixo alguns parágrafos sobre os avanços em lançadores:

"Em busca do domínio do acesso ao espaço destacam-se a realização bem sucedida do teste do motor do primeiro estágio do Veículo Lançador de Satélites, VLS-1, em cumprimento de etapa importante do programa de aumento de confiabilidade do foguete. Para o desenvolvimento e fabricação desse veículo, já foi dado início a um processo licitatório de Pré-Qualificação de empresas para a industrialização do VLS-1, que se encontra em andamento. A AEB constituiu uma Comissão, composta por pessoal do CTA/IAE que está finalizando os procedimentos técnicos e administrativos necessários para viabilizar a respectiva licitação. A realização do primeiro vôo de teste tecnológico do VLS-1 em 2010 está, ainda, sendo perseguido. Entretanto, os problemas relativos à finalização do contrato de consultoria com empresa da Federação Russa, que está pendente, devido à não promulgação ainda, pelo lado brasileiro, do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com a Rússia, poderá prejudicar o atingimento da meta na data almejada.

Os trabalhos relativos à construção da Torre Móvel de Integração – TMI deverão ser iniciados em 2009. Após longas discussões e negociações entre o CTA/IAE e o Consórcio PMM, vencedor da licitação, ambos chegaram a um acordo sobre o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado, que somente foram concluídas no inicio do mês de dezembro, data em que foi assinada a ordem de serviço para dar início às obras. Estima-se concluir a construção no inicio do segundo semestre de 2010.

No tocante aos foguetes de sondagem, destacam-se os 3 lançamentos realizados no Centro Espacial de Esrange, na Suécia, como parte do Programa Europeu de Microgravidade, utilizando-se o propulsor brasileiro VSB-30. O sucesso desses lançamentos confirma a qualidade e confiabilidade desse propulsor."
.

Nenhum comentário: