segunda-feira, 29 de junho de 2009

Harpia monitorada por satélites do INPE

.
Satélites do INPE vão monitorar mais uma harpia na Mata Atlântica

26/06/2009

Depois de um ano monitorando por satélite os vôos de um gavião-real nas matas de Porto Seguro (BA), os técnicos preparam a soltura de mais uma ave na região. Maior águia das Américas, também é conhecida como harpia, o monitoramento da espécie ameaçada de extinção na Mata Atlântica é feito por meio dos satélites SCD e CBERS, operados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A primeira a receber o transmissor de dados em área de Mata Atlântica é uma fêmea resgatada pelo Ibama-Eunápolis e solta no Parque Nacional do Pau-Brasil, em maio de 2008, como parte das ações do Projeto Harpia Mata Atlântica, inserido no Programa de Conservação Gavião-Real. Está prevista para o dia 18 de agosto a soltura de mais uma harpia com transmissor de dados na mesma região.

A tecnologia implantada combina o esforço de quatro instituições públicas – INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Projeto Harpia na Mata Atlântica também conta com a estrutura logística e financiamento da empresa Veracel Celulose, através da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, e com a parceria das organizações S.O.S. Falconiformes e ABFPAR.

A ave possui um anel metálico (anilha) numerado e um implante subcutâneo (microchip) com um código de identificação específico para leitura à distância, permitindo a identificação do animal sem que seja necessário o seu manejo direto. Um radiotransmissor permite acompanhar sua movimentação através da captação de seus sinais no campo. Um segundo radiotransmissor com GPS acumula as informações de posicionamento e está programado para transmiti-las através do sistema de coleta de dados dos satélites do INPE.

Assim, os satélites permitem que os pesquisadores acompanhem dia a dia por onde a harpia voa e caça nas matas baianas. O monitoramento via satélite da harpia deve continuar por mais dois anos, gerando informações sobre sua movimentação na floresta atlântica e nos mosaicos formados pelas matas e áreas cultivadas, bem como a distância de dispersão desta espécie nesta região. Os resultados do primeiro ano de monitoramento mostram que ela voou muito além do Parque, usando uma área equivalente a duas vezes o tamanho da reserva.

Este projeto pretende dar subsídios a programas de manejo e conservação da espécie no bioma da Mata Atlântica. Para os pesquisadores, já foi possível comprovar a necessidade da ampliação do Parque Nacional do Pau-Brasil, incluindo as matas da região leste de seu entorno, onde a harpia passou a maior parte do tempo.

O aniversário de um ano de monitoramento da harpia motivou a realização de um concurso para escolha de um nome para a ave, do qual participaram alunos das escolas indígenas da região. O nome escolhido foi Katũbayá, que significa “mãe da mata” em pataxó, sugerido pelo aluno Mateus Lira, da E.I. Pataxó Aldeia Velha.

A harpia Katũbayá foi a segunda no Brasil a receber um radiotransmissor equipado com GPS para rastreamento de sua movimentação - antes foi rastreada por satélite uma na Amazônia -, mas a primeira a ser marcada e monitorada na Mata Atlântica.

Fonte: INPE

Comentário: para saber mais sobre o Sistema de Coleta de Dados, acessem "O Futuro do Sistema de Coleta de Dados", "SCD-2", e "Entrevista com Gilberto Câmara – Parte II".
.

Nenhum comentário: