domingo, 14 de junho de 2009

Salão de Le Bourget

.
Começa amanhã (15), em Le Bourget, nos subúrbios de Paris, o 48º Paris Air Show, considerada uma das maiores e mais importantes feiras aeroespaciais do mundo. O evento, que acontece todos os anos ímpares, comemora nessa edição o seu centenário, e deve contar com mais de 2 mil expositores de mais de 40 países, e número de visitantes superior a 400 mil.

Tradicionalmente, os grandes desenvolvedores e fabricantes de sistemas aeroespaciais promovem seus produtos e prospectam potenciais novos clientes nessas oportunidades. São comuns também os anúncios de novos produtos e projetos, e a assinatura de negócios. Foi na edição de 2003 do salão de Le Bourget, por exemplo, que a Alcatel (hoje, Thales Alenia Space) anunciou a assinatura do contrato para o fornecimento do satélite geoestacionário de telecomunicações Star One C1 para a Star One, subsidiária da telecom brasileira Embratel.

Uma comitiva brasileira, liderada pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, estará na feira. Algumas autoridades governamentais do setor espacial também estarão presentes, como o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, e ao menos dois dirigentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Na agenda de Jobim, consta uma visita no dia 15, às 15h00 (horário de Paris) ao estande de uma empresa francesa de comunicações por satélite, identificada como Sagem. O blog acredita que houve uma confusão com os nomes das companhias (a Sagem, do grupo SAFRAN, não é muito atuante em comunicações por satélites, mas sim em sensores e optrônicos), sendo que o estande a ser visitado deve ser o da Thales, ou o da EADS Astrium. Acredita-se que as duas empresas sejam fortes candidatas a trabalharem no projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB).
.

Nenhum comentário: