sexta-feira, 26 de junho de 2009

ESA terá antena na Argentina

.
Em 22 de junho, a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) comunicou à sua contraparte na Argentina, a Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), sua decisão de instalar na cidade de Malargüe, na província de Mendoza, uma estação de apoio às missões interplanetárias desenvolvidas pela ESA. O processo de escolha levou em consideração vinte possíveis locais de instalação, todos no continente americano. Na última fase da seleção, a escolha ficou entre sítios na Argentina e Chile.

A estação contará com uma antena de 35 metros de diâmetro, além de instalações associadas à operação, estando apta a apoiar a "Deep Space Network", destinada a missões interplanetárias da ESA, como as sondas Rosetta (cometa), Mars Express (Marte), entre outras. Já existem duas estações similares a que será instalada em Mendoza: uma em Cebreros, na Espanha, e outra em New Norcia, na Austrália.

Segundo afirmou a CONAE em nota, "o anúncio da ESA representa um claro reconhecimento das capacidades da República Argentina, tanto em nível técnico como em recursos humanos e infraestrutura, que a tornam adequada para alojar um projeto dessa magnitude."

Em troca da cessão de local para a instalação da estação europeia, a comunidade científica do país sul-americano terá direito a utilizar 10% do tempo da antena em seus projetos e pesquisas domésticos.
.

Nenhum comentário: