terça-feira, 9 de junho de 2009

Aquarius chega à Argentina

.
A construção e intergração do satélite científico e de meio-ambiente argentino SAC-D está próxima de sua conclusão. No início desse mês, mais especificamente no dia 3, chegou à cidade de San Carlos de Bariloche, na Argentina, uma aeronave C-17 Globemaster III, da U.S. Air Force, procedente da cidade de Pasadena, nos EUA, trazendo um dos mais importantes instrumentos científicos do novo satélite argentino, o Aquarius (foto acima), construído pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) e pelo Goddard Space Flight Center, ambos da agência espacial norte-americana (NASA).

O Aquarius já se encontra nas instalações da empresa INVAP e deve ser em breve integrado ao satélite. Em seguida, deverá ser submetido a testes, juntamente com os outros sensores a bordo do SAC-D. Está previsto para o final desse ano o envio do satélite para o Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado em São José dos Campos (SP), onde serão realizados os testes finais. Do Brasil, o satélite deve seguir para a base espacial de Vandenberg, na Califórnia, de onde será lançado por um foguete Delta II, em maio de 2010.

No web-site da CONAE, há uma pequena galeria de fotografias da chegada do instrumento norte-americano à Argentina. Para acessá-la, clique aqui.

Para mais informações sobre o projeto do SAC-D, leiam a postagem "SAC-D: o novo satélite argentino", de agosto de 2008.
.

Nenhum comentário: