segunda-feira, 29 de junho de 2009

Resultados do 4º SIPP&D

.
4º SIPP&D foi um sucesso

29/06/2009

O 4º SIPP&D - Seminário Institucional de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais –, realizado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio gerencial do Conselho de Assessoramento em Pesquisa e Desenvolvimento Espacial (CAPDE) e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB), contribuiu de maneira significativa para a aproximação dos pesquisadores com o setor produtivo.

O evento, que se configura num fórum para divulgação das tecnologias desenvolvidas, por meio dos projetos de P&D concluídos nos últimos 12 meses, foi realizado no dia 22 de junho no Auditório B do ITA e contou com a presença do coronel Ozires Silva para a palestra de abertura.

O engenheiro, atualmente reitor da Unimonte (Universidade Monte Serrat, em Santos-SP), relatou a sua experiência no setor aeronáutico por meio da palestra “Criação, inovação e pesquisa: realidade de um mundo a construir”, mostrando que os desafios encontrados, no final da década de 60, para a criação da Embraer foram superados, em grande parte, pelo projeto educacional promovido pela Força Aérea Brasileira, ou seja, a capacitação dos engenheiros aeronáuticos formados pelo ITA.

Ozires enfatiza, em seu relato, o papel da educação e, principalmente, o estudo da matemática e das ciências, para a formação dos futuros líderes neste mundo global altamente competitivo. E exemplifica, com o projeto Bandeirante, a necessidade de se dominar marca e tecnologia para que os países encontrem caminhos de progresso e prosperidade.

O seminário, que incluiu o trabalho de cerca de 30 pesquisadores das mais diversas áreas de pesquisa espacial, contou com a presença de 160 participantes. Representantes de outros institutos do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e de organizações externas estiveram ali representados: do CTA, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), o Grupo Especial de Ensaios em Vôo (GEEV) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); de universidades, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Faculdade de Engenharia e Administração (FEA-USP); de outras forças, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e o Centro de Tecnologia da Marinha (CTMPSP); e de empresas, a Embraer, a AEB, a Avibras, a Equatorial Sistemas e a Orbital.

Para o diretor do IAE, coronel Pantoja, os benefícios do evento foram significativos. Além de servir de prestação de contas para a sociedade ali representada, obteve-se altíssimo rendimento em vista do curto prazo de realização. Também, a sinergia entre os profissionais envolvidos e os resultados demonstrados pelas produções cientificas e tecnológicas revelaram uma elevada competência para a continuidade dos trabalhos.

Para o subdiretor de funções do CTA, brigadeiro Pazini, que esteve presente no evento também como um “cientista curioso”, a constatação de que está havendo maior interação entre o IAE e os outros institutos do CTA demonstram que o seminário deve ser expandido, estimulando ainda mais a integração entre os setores aeronáutico, espaço e de defesa. “Pudemos perceber, no evento, inovação tecnológica, conhecimento e informação, além de décadas de cultura e eficiência dos projetos”, ressalta.

Segundo o diretor do IAE, há grandes possibilidades de se incluir novas carteiras de projetos para o próximo seminário. “Acreditamos na metodologia empregada na preparação deste trabalho e, em vista do sucesso deste empreendimento, devemos expandi-lo no próximo ano. Este é um desafio, porque há projetos ainda maiores que os apresentados aqui”, enfatiza.

Fonte: IAE/CTA
.

4 comentários:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Tudo bem amigo? Me tire por gentileza duas dúvidas. Semanas atrás eu notei (no site desse evento) na descrição de um dos projetos que foram apresentados uma citação sobre um foguete chamado VSB-40. Você sabe dizer se o IAE está desenvolvendo esse foguete com/para os germânicos? Uma outra coisa, a agência estado divulgou ontem uma nota que o ministro Nelson Jobim irá participará de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE)amanhã dia 01/07, a partir das 10h, para discutir a Estratégia Nacional de Defesa e também para esclarecer notícias sobre a "Desativação da Base de Lançamento de Alcântara" em razão do impasse com comunidades quilombolas. Você sabe algo sobre isso? Alcântara será mesmo desativada?

Abs

Duda Falcão

Andre Mileski disse...

Olá, Duda. Li seu comentário logo após ter recebido (e postado) a notícia da Agência Senado. Segundo pude apurar, seria apenas rumor, nada sério. Não é tão simples desativar o CLA e, além do mais, o próprio site da ACS já pode ser instalado dentro da área atual do CLA. O que preocupa a ACS e parte do governo é que não haveria espaço para maiores ampliações. Em relação ao VSB-40, confesso que não tenho essa informação. Vou checar isso e te retorno em breve, ok? Abraço. André

Brazilian Space disse...

Valeu Mileski!

Eu achei muito entranho essa notícia, já que até onde eu sei, o problema com os quilombolas já havia sido equacionado com a liberação por parte da Aeronaútica de um espaço no CLA para a instalação do sítio da ACS. O único problema até então, era a inviabilização a médio prazo do projeto do CEA, como havia sido concebido anteriormente pela AEB. Quanto ao VSB-40, vou aguardar uma posição sua amigo, já que não obtive qualquer resposta até agora do IAE ao e-mail que enviei solicitando esclarecimento. Não descarto a possibilidade de ser um erro de digitação do autor do texto.

Abs

Duda Falcão

Andre Mileski disse...

Duda, estive hoje de noite em São José dos Campos, e aproveitei para conversar com um amigo do IAE/CTA ligado aos projetos de lançadores. Ele me afirmou que não existe um projeto chamado VSB-40 (algo como um VS-40 com propulsores boosters). Provavelmente, foi erro de digitação. Abraço. André