terça-feira, 3 de novembro de 2009

AEB repassa recursos para o Amazônia-1

.
AEB repassa R$ 14 milhões para INPE concluir satélite Amazônia-1

Luiz Queiroz
Convergência Digital - 03/11/2009

A Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciou hoje (03) uma "complementação de descentralização orçamentária de R$ 14 milhões, para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuar com o projeto de desenvolvimento do satélite "Amazônia-1", previsto para ser lançado no próximo ano. A descentralização foi publicada na edição de hoje (03) do Diário Oficial da União.

Segundo informações do site Inovação Tecnológica , o novo satélite será o primeiro desenvolvido com tecnologia nacional e deverá levar a bordo duas câmeras, sendo a primeira também desenvolvida no Brasil, com resolução espacial de 40 m e capacidade de imageamento de uma faixa de 780 km.

"Já a câmera RALCam-3, fabricada na Inglaterra, produzirá imagens com resolução da superfície terrestre de cerca de 12 metros e com 110km de campo de visada. A tecnologia empregada nesta câmera é inédita em satélites brasileiros e permitirá a geração de imagens com maior definição, aptas, por exemplo, a monitorar o meio ambiente e prover a gestão de recursos naturais", informa o site especializado.

Fonte: web-site Convergência Digital

Comentário: o repasse de recursos da AEB para o INPE se deu por meio da Portaria nº 191, de 30 de outubro de 2009. Para lê-la, cliquem aqui.
.

Nenhum comentário: