sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Câmara: diretor do INPE até 2013

.
Gilberto Câmara é reconduzido ao cargo de diretor do Inpe

O engenheiro eletrônico Gilberto Câmara Neto foi reconduzido nesta quinta-feira (26) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, ao cargo de diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), em São José dos Campos (SP).

Câmara, que tem o novo mandato até 2013, era o primeiro nome da lista tríplice encaminhada ao ministro pelo comitê de busca nomeado para a seleção do novo diretor.

Esse sistema de escolha de dirigentes é o adotado pelo MCT para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro, é sempre realizada por comitês de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O comitê de busca foi presidido por Marco Antônio Raupp, presidente da SBPC, com a participação de Alberto Passos Guimarães, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), Carlos Henrique de Brito Cruz, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Hadil Fontes da Rocha Vianna, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e Michal Gartenkraut, da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLus).

Câmara disse que dará continuidade aos projetos de pesquisa em desenvolvimento, mas direcionará esforços para duas questões que lhe foram solicitadas com prioridade pelo ministro Rezende.

"Uma é para que ampliemos a participação interministerial no Programa Espacial Brasileiro", ou seja, para que haja um envolvimento maior de outros atores como os ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, e da Defesa, por exemplo. "Entre outras coisas, esse aumento no número de envolvidos permite que o Programa Espacial tenha maior visibilidade e seja mais bem entendido pela sociedade", afirmou.

A outra questão é para que seja ampliada a coleta de informações meteorológicas hoje já sob a responsabilidade do Inpe. "O ministro pediu que se aumente a recepção de informações via satélite, no sentido de prover com mais dados e qualidade os estudos realizados com vista às mudanças climáticas", informou Câmara.

O novo mandato de Câmara à frente do Inpe começa no próximo dia 5 de dezembro.

Fonte: MCT
.

Nenhum comentário: