quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SAC-C completa 9 anos

.
O satélite argentino de imageamento SAC-C, da Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), completou no último dia 21 nove anos em órbita, ainda operacional, superando em dobro a sua expectativa inicial de vida útil. O satélite foi desenvolvido por engenheiros da CONAE e da indústria estatal INVAP e lançado do centro espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA, por um foguete Delta II, da agência espacial americana (NASA).

A cooperação internacional no projeto foi marcante. A NASA foi responsável pelo lançamento e fornecimento de dois instrumentos científicos, enquanto agências espaciais e centros de pesquisa da Itália (ASI), França (CNES) e Dinamarca (DSRI) forneceram outros instrumentos científicos para estudos do campo magnético terrestre, radiação espacial e determinação de parâmetros em órbita. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Brasil, por meio do Laboratório de Integração e Testes (LIT), de São José dos Campos (SP), foi responsável pelos ensaios ambientais do satélite e de suas cargas úteis.

As imagens e dados produzidos pelo SAC-C são usados para atividades na agricultura, estudos marítimos e costeiros, monitoramento do meio ambiente e de catástrofes naturais e antrópicas. Para tanto, está dotado de três sensores óticos, de responsabilidade argentina, e também de seis instrumentos científicos fornecidos por agências espaciais e centros de pesquisa parceiros.

Dados do satélite

- O SAC-C leva 10 minutos para imagear completamente a Argentina (5.000 kg, ambarcando de norte ao sul do país)
- São realizados de 3 a 4 contatos diários entre o satélite a estação terrena da CONAE, situada na cidade de Córdoba. Pela manhã, são tomadas imagens em tempo real, e de noite são baixadas as imagens produzidas de outras regiões do planeta. Em todos os contatos, são também transmitidos dados dos instrumentos científicos e comandos para o satélite
- As imagens recebidas são disponibilizadas no catálogo da CONAE 60 minutos após o recebimento

SAC-C em números

- 14,5 voltas ao redor da Terra por dia
- Órbita baixa, a 705 km de altitude
- Orbita a 27 mil km por hora
- Massa de 485 kg, 2,2 m de altura e 2 m de diâmetro

Futuro

Atualmente, a Argentina é o país sul-americano com o programa espacial na área de sensoriamento remoto mais completo e desenvolvido. O país está finalizando o SAC-D Aquarius, que a exemplo de seu antecessor também envolve forte cooperação internacional (França, Canadá, Itália e Brasil). Este satélite deverá ser lançado dos EUA em setembro de 2010. Em paralelo, a CONAE também desenvolve o programa SAOCOM, de satélite radar, com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em parceria com a Itália.

(André M. Mileski, com informações divulgadas pela CONAE)
.

Nenhum comentário: