quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os russos estão chegando (em Kourou!)

.
A companhia europeia Arianespace divulgou uma nota no sábado passado (07) informando que os dois primeiros lançadores russos Soyuz destinados ao centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, já deixaram a cidade de São Petersburgo rumo ao seu destino. A previsão é que os dois foguetes, transportados pelo navio MN Colibri, também usado para transportar os lançadores Ariane 5, cheguem à Kourou dentro de duas semanas. O primeiro Soyuz deve ser lançado ao espaço em 2010.

“Com o Soyuz, ao qual brevemente se juntará o Vega, a Arianespace terá uma família completa de veículos lançadores, capacitando-nos a lançar qualquer carga útil, para qualquer órbita e em qualquer tempo”, destacou o presidente da empresa europeia, Jean-Yves Le Gall.

A versão mais atual do Soyuz, que será operada pelo centro sul-americano, é capaz de inserir em órbitas geoestacionárias satélites de pouco mais de 3 toneladas. Em órbita baixa e média, o lançador deverá atender adequadamente os mercados de satélites e constelações de observações terrestres, científicos e de navegação. A Arianespace já encomendou aos fabricantes russos 14 foguetes Soyuz, quase todos com lançamentos já contratados.

Para conhecerem mais sobre os novos lançadores da Arianespace, acessem a matéria (desatualizada em relação ao ano dos voos de estréia) “Arianespace terá dois novos lançadores em 2009”, disponibilizada no web-site da revista Tecnologia & Defesa em outubro de 2008.
.

2 comentários:

Unidade de Carbono no Palido ponto Azul disse...

Estes dias fiz uma visita virtual ao centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, pelo Google Earth. Vi que a plataforma dos foguetes VEGA(estão adaptando uma plataforma que já existia, para os antigos Arienes III), já está pronta e que a plataforma dos Foguetes Soyus,(que fica bem mais longe do resto das plataformas dos foguetes da Arianespace), estava em construção. Poderia ser o Brasil que poderia estar alguando a base de Alcantara para os russos lancarem seus foguetes, mas não sabemos fazer dinheiro com nosso PEB.

Ramir disse...

Cama! A ACS ja esta vindo, pelo menos uma mingalha do bolo vamos garantir!