.
O presidente venezuelano Hugo Chávez celebrou na última quinta-feira, 29 de outubro, o primeiro aniversário do satélite geoestacionário de comunicações Venesat-1, comprado pelo governo da Venezuela junto a um fabricante chinês.
Durante a cerimônia, Chávez confirmou a operacionalidade do satélite, negando rumores de que o artefato estaria com problemas (vejam também a postagem "Venesat-1: 100% operacional"). Desde o seu lançamento, cerca de 1.500 receptores do satélites foram instalados no país sul-americano, a maioria deles em escolas, e outros 16 mil devem ser instalados no país dentro dos próximos 5 anos.
O satélite venezuelano, também conhecido como Simón Bolivar 1, foi construído pela companhia China Great Wall Industry Corporation, num pacote estimado em 420 milhões de dólares, incluindo o segmento espacial, treinamento, transferência de tecnologia, infraestrutura de solo e lançamento.
Com o Venesat-1, a Venezuela se tornou o quarto país latino-americano a ter satélites próprios, depois do Brasil, Argentina e México.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário