quinta-feira, 10 de março de 2011

Exposição sobre o PEB na Câmara dos Deputados

.
Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados promoverá exposição comemorativa do Programa Espacial Brasileiro, entre 15 de julho e 15 de setembro de 2011.

10-03-2011

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (Caeat) realizará, de 15 de julho a 15 de setembro de 2011, exposição sobre o Programa Espacial Brasileiro, nos Salões Negro e Chapelaria do Congresso Nacional, além de áreas externas.

O evento é um desdobramento de estudo realizado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, em 2010, sobre a Política Espacial Brasileira, cujos resultados, que incluem duas propostas legislativas, foram consolidados em publicação de mesmo nome, lançada no dia 30 de novembro, na Câmara dos Deputados.

O objetivo da mostra é apresentar à sociedade tema fascinante - o mistério do espaço e suas implicações para a vida moderna, quais sejam: mudanças climáticas, segurança de fronteiras, defesa, tempo, satélites, foguetes, lançadores, planetas, galáxias, e muitos outros exemplos que possam traduzir a importância de se consolidar um programa espacial para o País. Nesse sentido, a necessidade de se conscientizar a sociedade para a importância do setor, assim como a vontade de atrair o imaginário dos jovens e crianças, que num tempo próximo poderão vir a ser pesquisadores ou tomadores de decisão da área, também move o Conselho para tal esforço.

Com o intuito de conhecer as tecnologias e pesquisas do setor, a equipe técnica da Câmara da Câmara dos Deputados e da Fundação Armando Alvares Penteado, parceira do empreendimento, realizou viagem a São José dos Campos (SP), onde estão sediados os principais órgãos de execução da atividade espacial do Brasil. A programação envolveu visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com participação do diretor do instituto, Gilberto Câmara e equipe de engenheiros, e ao Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Inpe. No Centro de Tecnologia da Aeronáutica. (CTA) visitou-se os seguintes institutos: Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Instituto de Estudos Avançados, Laboratório de Propulsão Hipersônica, Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, e Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Os curadores designados para o projeto foram:

Curador da Câmara dos Deputados – Dr. José Theodoro Mascarenhas Menck
Curador da FAAP – José Luiz Hernandez
Consultor Científico da Curadoria – Dr. Bernardo F. Estellita Lins

Fonte: Agência Câmara
.

Nenhum comentário: