sexta-feira, 25 de março de 2011

A primeira viagem oficial de Raupp

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Presidente da AEB fará sua primeira viagem oficial

24-03-2011

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, fará nesta quinta-feira sua primeira viagem à frente da instituição. O presidente irá primeiro a São José dos Campos (SP), depois segue para Munique, na Alemanha.

Na cidade paulista, Raupp se reunirá com representantes da Equatorial Sistemas e Orbital Engenharia a fim de estreitar a relação da AEB com as indústrias da área aeroespacial do País.

No dia 28 de março desembarca em Munique onde se juntará à comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA) chefiada pelo Brigadeiro Ailton Pohlmann. Entre os dias 28 e 31 está programada visita da delegação a Agência Espacial Alemã (DLR), onde serão debatidos todos os aspectos da cooperação entre DLR e o DCTA/MD em relação ao programa de foguetes de sondagens como o VSB-30.

Raupp retornará ao Brasil no dia primeiro de abril.

VSB- 30

O VSB-30 é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Agência Espacial Alemã (DLR), que financiou parte do seu desenvolvimento. O foguete foi desenvolvido pelo IAE para atender ao Programa Brasileiro de Microgravidade, coordenado pela AEB, e ao Programa Europeu de Microgravidade da Agência Espacial Européia (ESA), com o objetivo de substituir os foguetes britânicos Skylark, cuja produção está descontinuada.

O VSB-30 é um foguete de sondagem, de dois estágios, não-guiado, sendo estabilizado por empenas e lançado através de trilhos. No seu primeiro estágio, há um propulsor booster, chamado S31 e o segundo com um propulsor S30, de emprego também nos VS-30, VS-30/ORION e Sonda III. Ambos propulsores são alimentado com propelente sólido composite a base de polibutadieno hidroxilado e possuem envelopes-motores feitos em aço SAE 4140.

A massa da carga útil influencia no apogeu e no período de microgravidade, podendo o valor nominal de 400kg variar.

VSB-30 mostra força

Em fevereiro de 2004, a empresa canadense Bristol Aerospace havia oferecido ao consórcio europeu um voo gratuito do veículo Black Brant, visando o fornecimento dos veículos seguintes, de modo a substituir o VSB-30 e o VS-30. Uma parte dos integrantes do consórcio passou a desejar essa solução, mas o DLR se manteve firme na defesa do VSB-30.

O Sucesso do VSB-30 foi ratificado em 2009 quando recebeu certificação do Instituto de Fomento Industrial (IFI) se tornando o primeiro foguete certificado pelo país.

Os voos

O VBS-30 é lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (MA) e no Centro de Lançamento de Kiruna no campo de Esrange, Suécia. Até o momento já ocorreram dez lançamentos do foguete. Todos obtiveram sucesso em suas operações. O primeiro VSB-30 lançado foi no dia 23 de outubro de 2004 na base de Alcântara. Nos próximos dias estão previstos mais dois lançamentos do foguete no Centro de Lançamento de Kiruna.

Fonte: AEB
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