quarta-feira, 16 de março de 2011

Cooperação Brasil - África do Sul

.
Na mais recente edição do boletim da Federação Astronáutica Internacional (IAF), foi publicada uma pequena entrevista com Sandile B. Malinga, presidente da recém-criada Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA). Numa das questões respondidas, o dirigente africano faz menção à missão de monitoramento de clima espacial a ser desenvolvida em conjunto com a Índia e o Brasil. Veja abaixo, com tradução do inglês para o português e destaques feitos pelo blog:

"O SumbandilaSat [satélite de observação sul-africano lançado em 2009] tem sido um grande sucesso. Quais são os planos futuros da SANSA?

Nós termos uma estratégia espacial nacional, com um número de satélites que tem sido planejado e que são uma continuação de programas de desenvolvimento de satélites. Nosso foco é principalmente em microssatélites - que são realmente o nosso nicho. O plano é desenvolver um satélite que será primariamente usado para observação terrestre, progressivamente melhorando a resolução que alcançamos com o SumbandilaSat, de 6,25 metros.

Desenvolver cada tecnologia necessária, assim como o próprio satélite tratá benefícios em termos de conhecimento. Um outro plano é desensolver uma missão científica dedicada ao monitoramento de clima espacial, junto com a Índia e o Brasil como parte do Quadro IBSA, considerando-se particularmente em nossa vantagem geográfica para estudar a Anomalia do Atlântico Sul."
.

Nenhum comentário: