terça-feira, 29 de março de 2011

Peru quer satélite de observação

.
No último dia 27, o Ministério da Defesa do Peru divulgou uma nota afirmando que o país adquirirá em breve um satélite de observação terrestre, o que foi visto pela imprensa local e especializada como um indicativo da iminência de um anúncio de compra.

"Este sistema de captura de imagens satelitais permitirá monitorar em tempo real as variações que se produzem no território pátrio, contribuindo para a prevenção, identificação e mitigação de possíveis desastres naturais que podem acontecer em nosso país, assim como uma ação rápida e eficiente ante qualquer acontecimento", diz a nota.

Além dessa finalidade "civil", o satélite também será usado em atividades nas áreas de segurança e defesa, contribuindo para a proteção de zonas fronteiriças, luta contra o narcotráfico e terrorismo, e monitoramento de cultivos ilícitos.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, o Ministério da Defesa está considerando apenas duas propostas: uma da SSTL, da Inglaterra, e outra da francesa EADS Astrium. O sistema tem custo estimado de 70 a 100 milhões de dólares.
.

Nenhum comentário: