quarta-feira, 23 de março de 2011

INPE e o Projeto Chuva

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Campanha para investigar nuvens “quentes” começará em Fortaleza

23/03/2011

Durante o mês de abril, será realizado o primeiro experimento de uma série de sete do Projeto Chuva, sob coordenação geral do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A campanha científica, com base em Fortaleza (CE) e organizada pela Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), pretende coletar dados de nuvens “quentes”, típicas de regiões tropicais, que evoluem sem formar partículas de gelo em seu interior.

As nuvens quentes, presentes nas diferentes regiões do país, estão associadas às chuvas fortes e contínuas. Costumam provocar deslizamentos de encosta e enchentes, como as que ocorreram nos últimos anos em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco. Chuvas provocadas por nuvens quentes não são consideradas nas estimativas de precipitação dos atuais satélites em órbita, uma das principais preocupações do projeto, segundo o pesquisador do CPTEC/INPE, Luiz Augusto Machado, coordenador principal do Chuva.

Os resultados da pesquisa irão orientar às especificações do satélite brasileiro que fará parte do programa Medidas Globais de Precipitação (http://www.aeb.gov.br/mini.php?secao=gpm) - Global Precipitation Measurement (GPM) -, liderado pelas agências espaciais dos Estados Unidos (NASA) e do Japão (JAXA). As pesquisas também serão aplicadas à área de mudanças climáticas, em análises dos efeitos dos aerossóis (partículas suspensas na atmosfera que podem ser natural ou associadas à poluição) na formação de nuvens de chuva e na modelagem de alta resolução espacial.

Nesta última área, em especial, os processos físicos associados às nuvens de tempestade, que evoluem em escala de alguns quilômetros, ainda são desconhecidos e descritos com pouca precisão pelos modelos numéricos de previsão de tempo e clima. Com o aumento da resolução espacial dos modelos de previsão, devido ao maior poder computacional do novo supercomputador do INPE (batizado de Tupã), os processos que envolvem as partículas de chuva e gelo nas nuvens terão que ser descritos pelos modelos com maior detalhamento.

As sete regiões definidas para a realização das campanhas possuem diferentes regimes de chuva e padrões climáticos, representando os principais sistemas convectivos do país que apresentam a formação de nuvens quentes e de tempestades.

Curso e sistema de alerta

Uma semana antes de iniciar a campanha científica, entre os dias 28 de março e 1º de abril, será realizado o curso “Processos Físicos das Nuvens”, ministrado pelos pesquisadores do projeto e oferecido a alunos de graduação e pós-graduação. O curso está sendo organizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), nas dependências da FUNCEME. Os alunos participarão da campanha e irão desenvolver um projeto de pesquisa com uso dos dados obtidos durante os experimentos.

A campanha em Fortaleza contará também com um Sistema de Observações de Tempo Severo que irá utilizar um radar meteorológico de banda X com dupla polarização, de última geração, adquirido pelo projeto Chuva. A FUNCEME e a Defesa Civil de Fortaleza decidiram aproveitar a oportunidade da campanha para testar e avaliar este sistema de monitoramento.

O radar recupera informações dos processos físicos envolvidos na formação e dinâmica das nuvens como: locais com presença de gotas líquidas de água, granizo, cristais de gelo etc. O equipamento também estima a quantidade de chuva, principal ferramenta para a emissão de alertas. Os dados meteorológicos obtidos pelo radar serão acompanhados pelos profissionais de Defesa Civil que, durante a campanha, estarão observando a evolução das chuvas sobre a região metropolitana de Fortaleza, já que o sistema fornece também traçado das vias urbanas, curvas de nível, áreas de risco etc.

O sistema vem sendo desenvolvido desde 2004, com tecnologia nacional e projetado para emitir alertas de condições severas que possam causar eventos de impacto à sociedade, como enchentes e deslizamento de terras na área urbana.

A campanha de Fortaleza envolve cerca de 40 pesquisadores, especialistas e técnicos, de diversas instituições de pesquisa e universidades, que estarão acompanhando previsões de tempo, imagens de satélites meteorológicos e uma série de medidas realizadas por instrumentos e equipamentos instalados em diferentes instituições em Fortaleza e arredores. Um avião também será utilizado na campanha.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE, está na coordenação geral do projeto e responsável por duas das cinco áreas de abrangência da pesquisa, compartilhadas com pesquisadores da USP e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/ DCTA).

O projeto conta ainda com o apoio e participação da FUNCEME, INMET, SIMEPAR, SIPAM e de uma série de universidades do país (UECE, UFPA, UEA, UFAL, UFCG, UFMS, UTFPR, UFRJ, UFSM, UFPEL, UniFOA, Escola Superior de Tecnologia). Os experimentos contarão também com a participação da NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration), NASA e universidades dos Estados Unidos e da Europa.

Fonte: INPE
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6 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente. Acho que o caminho é por ai mesmo...

Unknown disse...

Prof Eduardo, to dentro hein!
vinicius abreu oceanografia ufc!

Unknown disse...

Vinicius, vamos com tudo. Força e dedicação, nunca esqueça disso.

Oceanografia disse...

Obrigado professor, nunca vou esquecer hein! curso foi muito bom, agora vamos em busca dos experimentos!

vinicius!

Unknown disse...

Vinicius, quem não vai esquecer sou eu. Turma empolgada, clima legal, fiquei animadão.
Em relação aos experimentos, vamos com tudo, sempre com segurança e responsabilidade ambiental, como eu sempre ensinei!

Unknown disse...

Professor, depois de todo aprendizado teórico ganho durante o curso, hoje tivemos a oportunidade de ver na prática como é o funcionamento de alguns instrumentos. Com certeza a participação nesse projeto nos permitiu criar um leque de opções para desenvolvermos trabalhos. Obrigada pelo incentivo!

Ana Luzia.