quinta-feira, 31 de março de 2011

Atualizações sobre o projeto Itasat

.
Qarta revisão do projeto Itasat

31/03/2011

Nos dias 22 e 23 de março aconteceu a Revisão do Projeto Preliminar (Preliminary Design Review - PDR) do satélite universitário (Itasat-1), no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto de Aeronáutica e Espaço, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/IAE) e um convidado da Suíça experiente em satélites universitários, da RUAG Aeroespace, participaram dessa quarta Revisão do Projeto.

O Itasat-1 é o Projeto de um microssatélite universitário que tem a Agência Espacial Brasileira (AEB) como coordenadora geral e patrocinadora principal (Ação 4934 - Desenvolvimento e Lançamento de Satélites Tecnológicos de Pequeno Porte). O ITA é responsável pela execução do projeto e pelos subsistemas: estrutura, controle térmico, suprimento de energia, controle de atitude e computador de bordo. O INPE é provedor de consultoria técnica, de infraestrutura laboratorial e gestor financeiro.

O Itasat-1 vai ter como carga útil: Um sistema experimental digital de coleta de dados que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em conjunto com o Centro Regional do Nordeste (CRN), do INPE; Um estimador de atitude utilizando MEMS (Microelectromechanical Systems), em desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Um Heat Pipe e um radiômetro desenvolvidos no INPE. Um experimento de comunicação entre satélites da TU Berlin, que será apresentado no PDR por dois estudantes alemães também vai fazer parte da carga útil do Itasat-1.

Ainda esse ano será definida a carga secundária (carona ou piggy-back) de um lançador. A conclusão do Projeto e o lançamento do Itasat-1 estão previstos para o início de 2013.

O Itasat-1 é um satélite tecnológico estabilizado por rotação de aproximadamente 80kg, dimensões aproximadas de 60x60x60cm com painéis solares em quatro faces. Sua órbita será circular, polar e sua altitude será de aproximadamente 600km.

Em fevereiro de 2010 foi realizada a Revisão de Definição da Missão (Mission Definition Review - MDR). Em março de 2010 foi feita a Revisão de Requisitos Preliminares (Preliminary Requirements Review - PRR). E, em setembro de 2010 ocorreu a Revisão de Requisitos de Sistemas (System Requirements Review - SRR).

Fonte: ITA/DCTA
.

Nenhum comentário: