terça-feira, 15 de março de 2011

Cooperação Brasil - EUA

.
Segundo jornal "O Globo" de hoje (15) ("Patriota diz crer em acordo na área espacial"), é grande a possibilidade de que um acordo espacial entre o Brasil e EUA seja anunciado durante a visita de Barack Obama ao país. A nota do jornal destaca que esta área já foi motivo de atritos entre os dois países, em razão do acordo de salvaguardas tecnológicas relacionado ao uso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Especula-se que a cooperação poderia envolver a construção do satélite GPM (Global Precipitation Measurement), com finalidades meteorológicas, projeto que, no entanto, já está no escopo de cooperação entre os dois países (algo mais concreto e detalhado poderia ser assinado, acreditamos). Comenta-se que a colocação do satélite em órbita seria de responsabilidade dos EUA.

Há algumas semanas, chegou ao conhecimento do blog Panorama Espacial o rumor de que haveria ainda interesse do lado norte-americano, nomeadamente do Jet Propulsion Laboratory (JPL/NASA), em desenvolver em conjunto com o Brasil um satélite de observação terrestre.
.

Nenhum comentário: