quarta-feira, 24 de junho de 2009

AEB e CTA têm novos web-sites

.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) lançaram novos web-sites. O da AEB entrou no ar no último dia 15, e seu grande destaque é a possibilidade de se baixar todas as edições da revista institucional "Espaço Brasileiro", editada pela própria Agência. Desde o final de 2007, já foram publicadas cinco edições, todas com matérias específicas sobre o Programa Espacial Brasileiro.

Já o sítio na internet do CTA foi lançado essa semana, aparentemente apenas com um novo lay-out. O conteúdo parece ser o mesmo.

Ainda sobre sites, está mais do que na hora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atualizar os web-sites de seus projetos de satélites. Apenas o do Programa CBERS é constantemente atualizado. O de satélites científicos não recebe atualizações desde 2006 (no que está no ar, não há qualquer menção ao satélite Lattes, que reunirá numa única plataforma as missões Equars e MIRAX). Não existe nenhuma página sobre o projeto do satélite Amazônia-1, de sensoriamento remoto, do GPM, meteorológico, ou de iniciativas de cooperação internacional, como o SABIA 3, com a Argentina. O link para o site da Plataforma Multimissão (PMM), a base de praticamente todos os satélites nacionais de pequeno porte, está "quebrado".
.

3 comentários:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Olha amigo, na verdade foram cinco edições da revista "Espaço Brasileiro" e eu tenho todas elas. O site da AEB comeu mosca nessa, mas fora isso, eu achei o site de regular para bom. Com relação a as suas ponderações sobre o site do INPE eu assino embaixo e acrescento também a necessidade da reformulação do site do IEAv.


Forte abraço

Duda Falcão

Andre Mileski disse...

Obrigado, Duda. Eu vi no site as quatro edições, e achei que este era o número correto. Eu recebo essas revistas, mas em diferentes endereços, e não tive como checar esta informação aqui. Mais uma vez, obrigado. Abraço, André.

Brazilian Space disse...

Valeu Mileski!

Não há o que agradeçer amigo. Estamos ae.

Forte abraço

Duda Falcão