.
Programa Espacial Brasileiro estará presente na 64ª SBPC
18-07-2012
O Programa Espacial Brasileiro será uma das atrações da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, entre os dias 22 e 27 de julho. Quem passar pelo local, poderá ver réplicas de foguetes e satélites desenvolvidos pelo Programa Espacial Brasileiro (PEB); assistir palestras e participar de mesas-redondas com a temática espacial; e ainda ver exposições interativas e participar de oficinas oferecidas pelo Programa AEB Escola.
Os encontros anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) são realizados com o intuito de ampliar o debate sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação. Este ano, o tema da SBPC é “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. Além da programação sênior, que inclui atividades de sociedades científicas, a entidade realiza, paralelamente ao evento, a ExpoT&C - mostra de projetos de ciência e tecnologia - e a SBPC Jovem, evento com programação voltada a estudantes da rede de ensino básica.
Na ExpoT&C, O Programa Espacial Brasileiro estará presente no Pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O espaço abrigará instituições e empresas ligadas ao Programa, como a AEB, Inpe, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), parceria entre Brasil e Ucrânia.
Serão expostas maquetes do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30), do Veículo Lançador de Satélites (VLS), do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) e do foguete Cyclone-4. Haverá ainda no estande, a exibição de painéis com imagens do Programa Espacial Brasileiro e a apresentação de vídeos institucionais.
SBPC Jovem – O Programa AEB Escola apresentará oficinas, jogos e exposições temáticas durante a SBPC Jovem. Segundo o coordenador do programa, Carlos Eduardo Quintanilha, o objetivo é “incentivar o aprendizado, criatividade e interesse de jovens estudantes pela Ciência e Tecnologia Espacial”. Durante todo o evento, os colaboradores do AEB Escola ministrarão minicursos com a temática espacial.
Palestras - Atividades relacionadas ao programa espacial também serão temas de palestras durante a 64ª SBPC. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, participará, dia 23, segunda-feira, da mesa-redonda “Benefícios Econômicos e Sociais da Base de Alcântara para o Maranhão”. No dia 24, José Raimundo ministrará palestra com tema “O Programa Espacial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável”.
Confira a programação de palestras com a temática espacial que serão realizadas durante a SBPC:
Conferência: A BASE ESPACIAL E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ALCÂNTARA
Segunda-feira, 23/7/2012 - das 10h30 às 12h
Conferencista: Danilo da Conceição Serejo Lopes (MABE-Alcântara)
Apresentador: Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA)
Local: Castelão - Auditório Central
Mesa-Redonda: BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BASE DE ALCÂNTARA PARA O MARANHÃO.
PARA QUEM E QUANDO?
Segunda-feira, 23/7/2012 - das 15h30 às 18h
Coordenador: Natalino Salgado Filho (UFMA)
Participantes: José Raimundo Braga Coelho (AEB), Raimundo Soares do Nascimento (PMA) e Leonardo dos Anjos (MABE-Alcântara)
Local: Castelão - Auditório Central
Conferência: O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Terça-feira, 24/7/2012 - das 10h30 às 12h
Conferencista: José Raimundo Braga Coelho (AEB)
Apresentador: Antonio José Silva Oliveira (UFMA)
Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Sala 109 Asa Sul
Mesa-Redonda: TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS PARA O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO - PEB:
OPORTUNIDADES PARA AS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE PESQUISAS (IPS)
Terça-feira, 24/7/2012 - das 15h30 às 18h
Coordenador: Thyrso Villela Neto (INPE)
Participantes: Celio Costa Vaz (SBF) e José Renan de Medeiros (UFRN)
Local: CCH - Auditório "A"
Proponente: SBF
Fonte: AEB
.