quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Agência Espacial Sul-Americana?

.
Os ministros da Defesa do Brasil e da Argentina, Celso Amorim e Arturo Antonio Puricelli, se encontraram ontem (30) em São Paulo, depois de participarem do 6º Seminário do Livro Branco da Defesa. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Defesa (MD), Puricelli lançou ao seu contraparte brasileiro a ideia de uma Agência Espacial Sul-Americana. Abaixo, reproduzimos o trecho da nota divulgada pelo MD, inclusive com a opinião de Celso Amorim sobre a ideia:

'Agência Espacial Sul-Americana

“Essa é uma ideia que discutimos hoje (Brasil e Argentina) e que me parece muito adequada. O programa espacial não é competência prioritária do Ministério da Defesa”. É da Agência Espacial Brasileira (AEB), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, mas evidentemente temos uma participação importante nesse processo. Tudo o que contribua para o desenvolvimento conjunto, para a criação de confiança é vital. Foi dito por ele (ministro argentino) e por mim que temos que transformar a América do Sul naquilo que os teóricos de estratégia chamam de comunidade de segurança, onde os conflitos são impensáveis entre os países da região, mas, ao mesmo tempo, temos de nos preparar contra ameaças externas, das quais não podemos estar livres. Temos amplos recursos, como água, alimento, energia, os quais teremos de proteger num caso de conflito indesejado com outras potências, e essa defesa deve ser feita em conjunto.”'

Brasil e Argentina já cooperam na área espacial há muitos anos. Atualmente, o projeto mais significativo, em fase de concepção, é o SABIA MAR, que prevê o desenvolvimento e construção de dois satélites de observação oceanográfica.
.

Nenhum comentário: