segunda-feira, 15 de agosto de 2011

The Space Review: Brasil como uma nova potência espacial?

.
O website especializado "The Space Review", geralmente fonte de ótimas análises sobre história, tecnologia e negócios espaciais, divulgou hoje (15) um artigo sobre os projetos brasileiros na área de lançadores, intitulado "Will a new space power rise along the Atlantic?"

O texto não necessariamente apresenta as informações mais atualizadas sobre o Programa Cruzeiro do Sul (projeto mais conceitual, até o momento, sem maiores desdobramentos práticos) e outras iniciativas brasileiras no campo espacial, e também faz algumas relações/conexões, a nosso ver, forçadas. Além do mais, para ser um artigo ou reportagem mais completo e atual sobre lançadores no Brasil, este obrigatoriamente deveria abordar algumas possibilidades e movimentos de bastidores (lançador de microssatélites, por exemplo), o que não foi o caso. Mas, ainda assim, tem o seu valor como leitura para vermos como alguns países estrangeiros vêem o Programa Espacial Brasileiro.

Apesar de abordar lançadores, a conclusão foi ampla e bastante otimista, especialmente se levarmos em consideração o estágio em que se encontra o programa brasileiro em comparação a outros países, como Rússia, Índia e China: "O Programa Espacial do Brasil será interessante de se ver na próxima década. Se o país puder executar suas prioridades, isto poderá torná-lo uma potências espaciais líderes do mundo. Mas, nesse meio tempo, há muito trabalho a fazer", escreveu o autor, Douglas Messier.
.

Nenhum comentário: