segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SAC-D/Aquarius: ativação das cargas úteis

.
O satélite SAC-D/Aquarius, construído pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), da Argentina, em conjunto com a agência espacial norte-americana (NASA) e em parceria com instituições de outros países, começou a ter as suas cargas úteis ativadas, segundo nota divulgada semana passada pela CONAE. O primeiro instrumento ativado foi o americano Aquarius, principal carga útil da missão, e se seguirão, nesta ordem, os experimentos argentinos (um radiômetro de microondas e câmeras óticas), e dois instrumentos europeus (da Itália e França). A expectativa é que o Aquarius comece a produzir os primeiros dados a partir da próxima sexta-feira, 26 de agosto.

Desde o seu lançamento, em 10 de junho, o SAC-D/Aquarius cumpriu com êxito a fase de revisão de seu desempenho em órbita, período em que se verificou o correto funcionamento da plataforma de serviços e de todos os sistemas e dispositivos que mantêm o satélite em funcionamento. O passo seguinte foi a ativação dos instrumentos e câmeras óticas que formam a sua carga útil.

Os comandos para a operação do satélite e recepção de dados estão sendo realizados pelo centro de controle da missão, localizado no Centro Espacial Teófilo Tabanera, da CONAE, em Falda del Carmen, Córdoba. Nesta estação, são recebidos dados como a temperatura, voltagem e corrente geradas pelos painéis solares, entre outros parâmetros que indicam o bom estado do SAC-D. O centro de controle também foi responsável por executar algumas manobras de ajuste de órbita, de modo a colocar o satélite em sua altitude final, a 657 km de distância da Terra.
.

Nenhum comentário: