segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Modernização do lançador universal do CLBI

.
LUNUS recebe comissão do Ministério da Defesa

29/08/2011

A LUNUS, empresa instalada no Parque Tecnológico – São José dos Campos, recebe durante essa semana a Comissão de Fiscalização do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). A empresa assinou contrato com o CLBI para prestar o serviço de revitalização do lançador universal de foguetes.

Desde 2002, a LUNUS presta serviços na execução desse tipo de trabalho para os dois centros brasileiros – localizados em Parnamirim/RN (CLBI) e em Alcântara/MA (CLA). Em 2009, por exemplo, foi responsável pela revitalização mecânica e eletroeletrônica do lançador de porte médio (MRL). Agora, a empresa está empenhada em fazer revitalização mecânica e eletroeletrônica do Lançador Universal, que tem porte maior que o MRL.

“Para a LUNUS essa prestação de serviço representa não somente a ratificação de nossa qualificação técnica especializada nesse tipo de trabalho, como também muito nos deixa felizes saber que ao longo dos últimos anos nos tornamos referência para os centros de lançamento quando precisam de manutenção em seus lançadores de foguetes”, explica um dos proprietários da companhia, Marcus Moraes.

O que são Lançadores de Foguetes?

São equipamentos que vieram para o Brasil na década de 60 e são bastante antigos, porém totalmente operacionais. O que a LUNUS faz é mantê-los em atividade, segundo suas especificações iniciais. Eles são utilizados para os voos de qualificação dos foguetes de propulsão do Veículo Lançador de Satélites (VLS), treinamento da equipe dos centros e em cooperações internacionais.

Empresa

A LUNUS atua em engenharia, fabricação, comércio, representação e serviços. Na área espacial, se concentra em estações de TT&C, estações para recepção e processamento de diversos satélites, telemetria, testes de qualificação de satélites, estudos de viabilidade e infraestrutura de lançamento de foguetes. Na área ambiental, o seu foco está na instrumentação para meteorologia, oceanografia e hidrologia. http://www.lunus.com.br/

Fonte: assessoria de imprensa do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
.

Nenhum comentário: