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O voo de estreia do lançador russo Soyuz a partir do Centre Spatial Guyanais (CSG), em Kourou na Guiana Francesa, deve acontecer em 20 de outubro, declarou à agência de notícias AFP o presidente da Arianespace, Jean-Yves Le Gall, na última quinta-feira (25). Questionado se a recente falha de um Soyuz operado pela agência espacial russa (Roscosmos) não prejudicaria o cronograma, Le Gall foi categórico: "Não é a mesma versão do foguete", afirmou.
De fato, o terceiro e último estágio (Fregat ST) adotado pelo Soyuz ST, versão a ser operada em Kourou, é diferente da usada no Soyuz-U, destinado a lançamentos de naves cargueiras Progress para a Estação Espacial Internacional (ISS). Em dezembro de 2010, na visita feita pelo blog Panorama Espacial ao CSG, foi possível de se observar a preocupação da Arianespace em garantir a qualidade e o atendimento de seus rígidos padrões de qualidade, adotados no Ariane 5, também no lançador russo.
ATV Edoardo Amaldi
Também esta semana, chegou à Guiana Francesa, depois de uma viagem pelo mar com duração de três semanas, o terceiro modelo da nave espacial não-tripulada Automated Transfer Vehicle (ATV), desenvolvido para transportar suprimentos, experimentos e combustível para a ISS.
A terceira nave foi batizada de Edoardo Amaldi, em homenagem ao físico italiano e fundador da pesquisa espacial europeia. A expectativa é que o terceiro ATV seja lançado no final de fevereiro de 2012, levando para a ISS duas toneladas de carga seca, 285 kg de água e três toneladas de combustível.
Sobre os nomes de batismo dos ATVs: O ATV-1, lançado em março de 2008, recebeu o nome de uma grande personalidade francesa, o escritor Jules Verne, autor da clássica e visionária obra "Viagem ao Redor da Lua". Já o ATV-2, que voou em janeiro deste ano, foi batizado com o nome do astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler. Outros dois ATVs estão em fabricação, sendo que o nome do quarto já foi definido: Albert Einstein.
Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, o ATV passou a ser o veículo de maior capacidade que serve a ISS - sua massa total antes do lançamento é de cerca de 20 toneladas. Trata-se também de uma das maiores cargas úteis já transportadas pelo lançador Ariane 5. O desenvolvimento e fabricação do ATV envolve uma série de indústrias espaciais europeias, lideradas pela prime contractor EADS Astrium.
Colaborou José Ildefonso.
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