quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CLBI na 188ª missão da Arianespace

.
CLBI participa de mais uma operação Ariane

17-08-2011

No dia seis de agosto de 2011, ocorreu a operação de lançamento do Foguete Ariane 5 que carregava os satélites Astra 1n e Bsat 3C. A missão marcou a 188ª participação sem erros, em missões Ariane, pela equipe da estação remota de Natal do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

A viagem dos satélites ASTRA 1N e BSAT 3C começou a ser preparada no Centro Espacial Guianês (CSG) há pelo menos três meses antes da partida. Esta fase compreendeu a chegada dos satélites e do foguete Ariane 5 em terras francesas, na América do Sul, onde foram realizados trabalhos intensivos de integração e testes entre os atores.

Ao mesmo tempo foi feita a preparação dos meios de solo no CSG e nas estações remotas pertencentes à cadeia operacional Ariane: Galliot (na Guiana Francesa), Natal (no Brasil), Ascension (ilha inglesa no Atlântico sul), Libreville (no Gabão) e Malindi (no Quênia).

No entanto, a parte em solo nacional possui uma singularidade. Todas as estações são mantidas e operadas por técnicos europeus de países membros da Agência Espacial Europeia (ESA), exceto a estação em terras brasileiras, cujos operadores são servidores públicos pertencentes ao quadro efetivo do CLBI.

A confiança na equipe brasileira é tão grande que, nesta participação, a estação de Natal recebeu diretamente do foguete informações essenciais e repassou para o CSG, via satélite, para a Segurança de Voo do veículo e dos seus satélites passageiros.

Este voo foi dedicado à Europa (Luxemburgo) e Ásia (Japão) onde foram posicionados os satélites ASTRA 1N e BSAT 3C que ficarão por um tempo médio de 15 anos oferecendo serviços de televisão direta àquelas regiões.

Para as equipes do CLBI, restou no fim da noite do sábado, o orgulho de ver a instituição mais uma vez marcar presença em uma restrita comunidade espacial internacional e o sentimento maior de missão cumprida!

Fonte: CLBI
.

Nenhum comentário: